02/07/2017 | Relacionamento

Brincadeiras para crianças nas férias

Preparei várias brincadeiras de improviso, com materiais reciclados para fazer a diversão da criançada. Como eu sempre digo, é sempre mais divertido o DIY, o famoso faça você mesmo, pois é mais recreativo e você ainda economiza, né? Então, bora conferir todas as dicas!

:: Brincadeiras dentro de casa

Circo de Sombras

Vou começar com a minha dica predileta, pois tudo que envolve encenação é comigo mesmo.

Materiais: Caixa de papelão reciclada, papel manteiga ou de seda, fita dupla face e uma face, tesoura, canetinha, papel cartão preto ou moldes de vetor preto (buscados pelo google), palito de churrasco e lanterna, poder ser do seu celular.

passo-a-passo para fazer um teatro ou circo de sombras bem legal e brincar muito com a criançada.

Como se faz: Recorte as duas partes da caixa onde a largura é maior (mas deixe pelo menos 3cm nas laterais e na parte de cima – ver foto acima). Depois cole com a fita dupla face o papel manteiga, nas laterais e na testeira da frente. Use as partes que sobraram para fazer os detalhes do circo, como a tenda e a cortina. Para fazer os personagens desse teatro de sombras, pesquise no google: elefantes, malabaristas, mágico, bailarinas, etc… Importante: coloque depois do nome vetor preto, exemplo: malabarista vetor preto. Imprima, recorte e cole com fita durex no palito de churrasco. E pra finalizar use as canetinhas para dar um toque todo especial. Ahhh, não esqueça de colocar no fundo uma lanterna de fundo.

Senhoras e senhores, o espetáculo já pode começar!

Missão impossível

Tá entediada com a molecada em casa, ou o dia não para de chover? Então, bora dar uma animada com uma brincadeira que requer muita habilidade dos nossos agentes secretos mirins.

Materiais: fio de lã ou barbante e fita crepe.

Brincadeira missão impossível para garantir a diversão dos agentes secretos mirins.

Como se faz: Escolha um lugar que permita fazer um túnel cheio de “luzes de alarmes”, e para representá-las use o barbante. Faça uma zigue-zague prendendo com a fita crepe ou encaixado entre as almofadas. Quanto mais fio, mais difícil fica.

E não esqueça de avisá-los que missão dada, é missão cumprida.

Fantoche de Dedinhos

Essa ideia é muito simples, mas que pode render muitas estórias.

Materiais: basta ter papel, tesoura, canetinhas e um certo talento na hora de desenhar…rs!

Aprenda a fazer um teatro de dedinhos, usando apenas: papel, tesoura e canetinhas.

Como se faz: Numa folha sulfite desenhe aquilo que vc quiser, eu escolhi fazer as gueixas, pois achei mais simples. Depois recorte (pra desenhar as bolinhas das perninhas usei como molde o círculo do buraco de dentro do durex). E para finalizar pinte com canetinhas e se quiser dar um Up use cola de relevo.

Depois é só deixar a imaginação fluir e criar várias historinhas.

Pista de corridas indoor

Junte os melhore pilotos e acelere!

Materiais: fita durex prata ou fita isolante e diversos carrinhos.

Com a penas durex prateado, vc pode fazer todas as pistas de corrida do mundo.

Como se faz: Você pode fazer a pista que quiser ou criar todas as pistas das principais corridas do mundo. Entre no google, escolha sua pista favorita e simule a mesma no chão, usando durex prata ou fita isolante.

Aí, é só usar a imaginação e que vença o melhor!

Atelier de Moda Infantil

Se você que dar um toque de estilo na brincadeira, essa dica é pra você. Afinal, você pode criar várias estampas e montar um verdadeiro desfile de moda.

Materiais: Lixa de parede, giz de cera, papelão, ferro e camiseta lisa.

Passo-a-passo de como fazer estampa de camiseta caseira, usando lixa, giz de cera e ferro.

Como se faz:  Coloque um papelão no meio da camiseta (ver foto). Depois, desenhe com giz de cera a sua figura predileta na lixa. Sobreponha o desenho para baixo, no lugar que você quer estampar, em seguida passe o ferro na parte lisa da lixa.

Com certeza, você irá inventar muita moda e arrasar na passarela!

#updica: ser for escreve algo não esqueça de escrever ao contrário… aí na imagem tá errado, deveria ser “io” para na hora de passar para camiseta, ficar “oi”.

Corrida de Pipoca

Tá de bobeira, assistindo um filminho e comendo pipoca? Que tal fazer uma corrida de pipoca?

Materiais: Pipoca, canudo, folha e canetinha.

Corrida de pipoca, um idéia super bacana para brincar no improviso.

Como se faz: escreve num papel argada e no outro chegada. Dê a distância que preferir, e é só isso! Depois é só começar a brincadeira assoprando o canudo com força para a pipoca chegar o mais rápido possível na chegada.

Gincana & Soletrando

Adoro essas brincadeira que cada um sugere algo para outro fazer, e vcs?

Materiais: palito de sorvete e canetinha

Brincadeira de improviso, feita apenas com palito se sorvete e canetinha.

Como se faz: pense em várias tarefas para os amiguinhos fazerem, exemplo: dance igual um macaco, cante uma música invertida, fale 5 frutas sem a letra A, etc… Ou escrevas palavras difíceis para os participantes soletrarem, exemplo: P A R A L E L E P Í P I DO…rs!

Não sei o que é mais divertido, pensar nas tarefas e palavras ou a própria brincadeira.

Brincadeiras fora de casa

Tiro ao alvo molhado

Quem tem quintal ou mora em condomínio, essa é uma dica super bacana. Principalmente naquele dia que tá mais quentinho.

Materiais: Giz e esponja para carro.

Tiro ao alvo na rua e com muita água.

Como se faz: desenhe vários círculos, um dentro do outro. Coloque a pontuação de acordo com o nível de dificuldade, quanto mais no centro maior o número. Para o arremesso, molhe a esponja para ela ficar mais pesada.

Quem fizer mais pontos é o vencedor e fica com o título da melhor mira da vizinhança.

Vai e Vem

Aproveite as garrafas pets, para fazer esse brinquedo que na minha época era a sensação.

Materiais: 2 garrafas pets, barbante de nylon (aquele que usamos nos varais), argolas e durex, para dar um Up use os decorativos.

Passo-a-passo do jogo vai e vem com materiais reciclados.

Como se faz: Recorte as garrafas pets pela metade, depois encaixe uma na outra (veja a foto). Depois emende uma na outra com o durex, passe várias vezes, para ficar bem firme. O última etapa é passar o barbante com 3,5 metros e fixá-los nas argolas com durex também.

Além de reciclar, você vai curtir a valer e ainda relembrar os velhos tempos.

Twister de TNT

Esse jogo tipicamente americano, que sempre aparece nos filmes é muito engraçado e traz situações constrangedoras… rs!

Materiais: Tecido TNT nas cores: azul, amarelo, verde e vermelho, tesoura, canetinha, EVA branco e uma saquinho escuro.

Twister feito com tecido TNT. Muito fácil de fazer e te levar onde você quiser.

Como se faz: Use um prato para fazer o molde e recorde 12 círculos de cada cor. Para substituir os dados, criei fichas que indicam as cores + os movimentos, como: pé esquerdo ou direito e mão esquerda ou direita.

É uma brincadeira que faz muito sucesso com a criançada e com os adultos. É você pode brincar tanto em casa como num parque ou clube.

Ping-Pong de Bexiga

O bacana de ser criança é que não precisa de muito a diversão. E essa ideia é bem isso.

Materiais: Pratinho de papel, palito de sorvete, bexiga e fita isolante.

DIY - Ping-pong de bexiga, uma brincadeira muito fácil de fazer e também muito divertida.

Como se faz: Emende dois palitos de sorvete com a fita isolante, depois fixe o cabo na parte de traz do pratinho. Encha uma bexiga e pronto!

#updica: faça uma roda e brinque com diversos participantes, vai ficar ainda mais divertido.

Jogo de Argolas

Essa dica, é para testar a pontaria da molecada.

Materiais: 10 garrafas de aguá e argolas, para dar um UP use papel decorativos, adesivos, elástico e furador.

DIY - Jogo de argolas, feitos com garrafas de água.

Como se faz: na verdade o que você precisa mesmo são apenas as garrafas e as argolas que você compra em armarinhos. Mas para dar uma bossa, cole o papel decorativo onde fica o melado de quando você retira o rótulo, sabe aquele que mela a mão…kkk.  Antes faça  furos nas laterais com o furador, passe um elástico nas 2 pontas e dê os nozinhos, para finalizar cole adesivos com o seu tema predileto.

Essa brincadeira, combina super com as festas juninas #ficaadica.

Espada Star Wars

A saga continua e a espada de Jedi também.

Materiais: espaguete de espuma, fita isolante, estilete e durex prata.

Espada de jedi do Star Wars.

Como se faz: corte o espaguete de piscina no meiocom estilete. Depois vá enrolando a fita isolante para fazer o cabo, e a fita durex prateada para fazer os detalhes. #updica: use um saco de tnt para fazer a roupa e depois amarre um outro tecido na cintura, seu filhote ficará o verdeiro Jedi.

Que a força do bem prevaleça!

Brincadeiras Educacionais

Jardim de açúcar

Que tal uma caixa cheia de açúcar colorido para você ensinar a criançada a escrever português, inglês ou qualquer outra língua.

Materiais: caixa MDF, mas pode ser papelão se quiser, EVA colorido, cola de EVA, açúcar comum e colorido, palito de sorvete, folha e canetinha.

Passo-a-passo de Jardim de açucar para ensinar a criançada a escrever português, inglês ou qualquer outra língua.

Como se faz: Para ficar mais charmosinha, encape a caixa com EVA colorido, com cola para essa aplicação. Depois coloque o açúcar normal + um pouco do colorido. Num papel escreva as palavras que quer ensinar e peça para os pequenos reescreverem nesse doce jardim, usando palito de sorvete.

Com certeza vai ficar muito mais gostoso aprender um vocabulário novo.

Tabuada Divertida

Eu sempre fui fera na tabuada e para mim sempre foi bacana brincar de escolinha.

Materiais: prendedor de roupa, papel e canetinha. Se quiser dar um UP, pode usar EVA para fazer uma moldura.

Jogo criativo para aprender tabuada, com materiais que temos em casa.

Como se faz: Escreva os números x números no prendedor de roupas e num papel seus resultados. Depois embaralhe tudo e veja quem encontra as combinações primeiro.

Adoro esse tipo de brincadeira, que transforma obrigação em recreação.

Aprendendo os números 

Seguindo a mesma lógica,  quis trazer essa ideia, mas agora para os pequeninhos que estão entrando em contato pela primeira vez com a matemática.

Materiais: copinhos, colheres plásticas e canetinha.

Jogo criativo para aprender os números para as crianças pequenas.

Como se faz: acho que essa é a dica mais simples de todas…rs! Pois é só escrever os números de 1 a 8 ou 10 ou 20, você que manda. Depois pedir para a criança colocar o número de colheres em cada copinho. Para facilitar escreva o número na mesma cor que a colher.

Ás vezes, o que simplesmente precisamos é de imaginação, né?

Jogo da memória

Nossa, esse jogo eu também adoro. É um dos meus favoritos. Quem nunca?

Materiais: Feltros coloridos, feltro que usamos para colocar nos pés das cadeiras e cola de tecido.Jogo da memória de feltro, veja o passo-a-passo.

Como se faz: recorte os feltros coloridos em diversas formas, fazendo sempre 2 de cada. Depois cole no feltro mais durinho. Aproveitei a necessaire da TAM, para guardar meu joguinho e ficou muito fofo.

Esse tipo de jogo estimula o raciocínio e claro a memória desde de pequeno.

Ufa!!! Espero que eu tenha conseguido inspirar você a se divertir muuuuuito com a criançada, que vão ficar cheias de orgulho de terem criado todas essas brincadeiras.

Comente no Facebook!

Deixe um Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *